Você teria um minuto para ouvir a palavra da lowcarb?
Luide ficou conhecido por perder 50kg em nove meses e por colocar essa dieta entre suas principais pautas
Gustavo Ribeiro
“Sou uma espécie de pastor da lowcarb”, diz Luide Matos, em tom de brincadeira. Essa é uma das falas que encerra o episódio “O que é essa tal de lowcarb?”, de seu podcast Rebobinando. O interessante é que, assim como o podcast, seu site Amigos do Fórum trata de cultura pop, um tema nada relacionado à nutrição.
Por qual motivo o Rebobinando, que é destinado a falar de filmes e séries, dedica vários episódios à lowcarb? Porque isso mostra o que Luide se tornou para seu público: um exemplo de êxito no emagrecimento e manutenção do peso; ou, como ele mesmo diz: um “pastor da lowcarb”.
“Eu tenho um público que acompanha meus projetos e se assustaram quando eu mostrei resultados inacreditáveis: perder 50kg em nove meses, sem cirurgia, sem remédios e sem exercícios”, conta. Foi através desse espanto e admiração pela mudança de Luide que muitos fãs se interessaram pelo assunto. E isso é notável, principalmente, na sua conta do Twitter, que hoje tem 56 mil seguidores.
“Muita gente tentou a lowcarb, muita gente conseguiu ter bons resultados e muita gente desistiu. Mas aqueles que perceberam que dá pra ter qualidade de vida comendo bem, estão todos felizes”, aponta. E, quando questionado sobre fãs que seguiram seu exemplo e tiveram sucesso, relata: “Conheço, no mínimo, uns 15 caras que perderam entre 40 e 50 kg depois que viram minha experiência”.Meus 5 meses de lowcarb: fui de 122kgs para 87kgs.
— Luide (@luide) May 3, 2018
Conheci a lowcarb graças a um tuite do @helioflores que surgiu por acaso na minha timeline. Fiz um search na arroba dele + "lowcarb" e descobri o Dr. Souto. Isso foi no começo de dez/2017. pic.twitter.com/elIApVmdvg
Todo dia recebo esse tipo de mensagem: quem estuda a respeito e entra na lowcarb de forma consciente e sem auto-sabotagem perde peso e tá feliz (o pessoal se assusta ao perceber que tá emagrecendo sem passar fome). pic.twitter.com/PZ6hefgk4L
— Luide (@luide) May 8, 2018
Depois de dois meses de lowcarb e 41 quilos a menos, fui me pesar e cheguei aos dois dígitos, desde os meus dezesseis não sabia o que era isso. @luide Valeu mesmo velho, depois de você propagar o evangelho procurei um nutricionista e estamos aí firme, forte e sem fome. Rumo à 78.
— Pedro Cassimiro (@pecassimiro) May 23, 2018
Apesar de conversar com seu público e conhecer casos de sucesso nos quais influenciou diretamente, ele brinca: “sou um péssimo exemplo, já que não tenho nenhuma história de superação: eu apenas parei com carboidratos, simples, e fim”. Por mais fácil que Luide faça parecer, a dieta se baseia justamente na redução do consumo de carboidratos e controle de gorduras e proteínas.
Processo
Por mais que a lowcarb tenha aparecido por acaso na sua vida, ou timeline, melhor dizendo, o que realmente motivou Luide a iniciar a dieta já estava presente no seu cotidiano: sua filha Alice. Isso porque, quando ele tinha 11 anos, seu pai, com 42, sofreu um infarto decorrente do excesso de gordura na alimentação. “Meu pai morreu por falta de informação e o mesmo não podia acontecer comigo”, declara.
Assim que conheceu a lowcarb, no início de dezembro de 2017, iniciou a dieta e passou duas semanas devorando conteúdos sobre o assunto, principalmente do Doutor José Carlos Souto. Foram dias lendo e ouvindo podcasts sobre o assunto até que, em 29 de dezembro, ele pesou-se e estava com 112 kg, 11 a menos, em menos de um mês. “Nesse ponto o corpo já havia se acostumado a queimar a gordura como fonte de energia, e isso aliado à minha disciplina foi um lance absurdo”, relata.
Reportagem sobre lowcarb no Jornal da Record. Tem o Dr. Souto pregando a palavra.https://t.co/kPuZ1QnMrO?
— Luide (@luide) April 9, 2018
Antes de iniciar a dieta, sua alimentação era marcada pelo consumo excessivo de carboidratos refinados e industrializados. Entretanto, ele relata como conseguiu se adaptar: “Não tive dificuldades porque amo proteína e gosto de verduras. O único processo que foi mais trabalhoso foi eliminar 100% o açúcar do meu café”. Com o tempo, até mesmo essa dificuldade inicial foi resolvida com a mudança de hábitos. Quando se deu conta, ele já não suportava mais o que hoje chama de “gosto doce desnecessário”.
Eu aceito todo tipo de desinformação sobre lowcarb (que é um método alimentar testado e acima de achismos). Mas dizer que sem carbos o corpo fica “sem energia” é demais.
— Luide (@luide) February 16, 2018
Desde que entrei na lowcarb, passei a fazer academia com 12, 14, 15 horas em jejum, e meu desempenho mais do que dobrou. O ritmo dos exercícios, o peso, tudo aumentou. E faço sem careta ou cansaço.
— Luide (@luide) February 16, 2018
Mesmo com uma rotina de academia, ele opina: “Exercício físico por si só dificilmente te fará perder 50kg, como foi meu caso”. Isso porque Luide faz questão de lembrar que não foi apenas a atividade física que o ajudou a emagrecer, mas um conjunto de mudanças de hábitos que adotou e manteve.E pra finalizar: antes uma dieta flexível, paleo ou qualquer outra reeducação alimentar que o cara seguir inerte destruindo sua saúde.
— Luide (@luide) May 10, 2018
Só acho que independente do estilo da dieta, é preciso ser veemente contra o consumo de ultra processados e refinados.
sério. O que eu vou falar causa discórdia, mas academia não emagrece ninguém. Exercício físico é indispensável pra uma vida saudável, mas sozinho é pouco eficiente pra perda de peso
— Luide (@luide) February 15, 2018
Nesses sete meses de lowcarb eu me adaptei de forma surreal. Simplesmente não tenho mais desejo de comer macarrão, pão, lasanha, pizza etc. Trigo não faz falta nenhuma.
— Luide (@luide) June 6, 2018
Já arroz e feijão nunca abri e nunca abrirei mão. Voltei com eles há algumas semanas na minha dieta.
Por que parou?
Ele começou a engordar aos 10 anos, e esse era um dos motivos que o levava a pensar que nunca conseguiria emagrecer. No episódio recente de seu podcast, citado lá no início, Luide contou que não imaginava chegar nesse resultado, num peso em que se sentiria confortável.
Eu como quando tenho fome. Geralmente uma fome leve as 14hrs e outra as 20hrs (por exemplo, agora vou começar a fazer minha janta).
— Luide (@luide) August 30, 2018
E quanto mais lowcarb minhas refeições, menos fome tenho.
Agora que chegou aos 73 quilos, Luide começou uma dieta para não exagerar nos carboidratos, e isso não por um trauma deles, mas porque hoje conhece seu corpo e como ele reage a essas moléculas. Além disso, sua nova dieta visa melhorar os resultados alcançados pela lowcarb. Como ele conta, seu corpo “ficou só carne e osso”, por isso o novo objetivo é “preencher esse vácuo que ficou com o máximo de músculo que conseguir”.
Quando eu fazia a lowcarb hard (cetogênica) tinha que lembrar de comer pois vivia sem fome. Agora que estou em busca da tal MASSA MAGRA meu deus do céu, eu passo o dia todo com fome.
— Luide (@luide) March 1, 2019
No Rebobinando S03E25 recebo Gabriel Arones do canal Fitness Flexível e um dos divulgadores da chamada "dieta flexível".
— Luide (@luide) February 22, 2019
Treino, dieta e descanso: saúde como princípio, boa forma como consequência.https://t.co/qLCfsoXC3m
Eu sei que muita gente me deu unfollow, silenciou etc por causa da lowcarb. Mas não tem problema. Daqui há 10 anos ninguém vai saber mais o que é tuitar, se todo esse meu falatório ajudar UMA pessoa a repensar seus maus hábitos alimentares já valeu.
— Luide (@luide) May 9, 2018